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Postado em 15/06/2015 em Porta Joias | 2 comentários

A influência dos balangandãs de Carmen Miranda

A influência dos balangandãs de Carmen Miranda

Os meses de fevereiro nunca mais foram os mesmos após o nascimento de Maria do Carmo Miranda da Cunha, mais conhecida aqui no Brasil – e também no resto do mundo – por Carmen Miranda. Nascida no dia 9 deste mês, no ano de 1909, Carmen veio para o Brasil ainda bebê, com apenas dez meses e oito dias, abandonando Portugal para definitivamente se transformar em uma diva que exportaria a cultura brasileira para o exterior.

 

 

Carmen Miranda era dona de uma personalidade única atrelada a um estilo mais peculiar ainda. Foi isso que permitiu à Pequena Notável, apelido que ganhou em seus tempos de rádio, ditar moda nos anos 30 e 40. Dentre tantas frutas e cores, ganharam destaque os balangandãs que a cantora utilizava durante as suas performances. Ostentando muitas joias e bijuterias, a “bombshell” brasileira abusava do comprimento de brincos, sempre acompanhados por pulseiras, braceletes, anéis e, claro, turbantes característicos.

Na década de 40, impulsionado pela imagem dos balangandãs de Carmen, o Brasil “mostrou a sua cara” para o mundo das joias. Foi então que pipocaram em diversas partes do planeta peças inflenciadas pelo Art Déco e pela Era Industrial, pendendo para o figurativo com muito ouro, rubis, safiras, água-marinhas e ametistas.

Mesmo que o clima da recessão estivesse bastante presente, boa parte da sociedade ia ao cinema e consumia a ilusão que esta mídia proporcionava. Os anos 40 foram marcados pelo fascínio de Hollywood, mesmo que esta atitude englobasse subliminarmente o escapismo da realidade (e quem era ícone de Hollywood? Camen Miranda!).

 


Em tempos de crise, comprar platina e diamantes ficou bastante difícil, então a ostentação foi alcançada por quantidades limitadas de ouro forjado que aparentavam grandes pedaços de metais preciosos. O design das bijuterias passou a influenciar diretamente no layout das joias, e na transição dos anos 40 para os 50, esta característica ficou extremamente evidente, fazendo com que estas peças de imitação rivalizassem com as preciosas de verdade. O mundo dava adeus ao preto dos anos 20 para aderir à explosão cromática de Carmen Miranda e do seu tempo!

 

Inspiração para marcas

 
A atriz e cantora participou de mais de 20 filmes e foi a primeira pessoa a contracenar com personagens da Walt Disney. Miranda também foi a primeira latino-americana a gravar suas mãos na calçada da fama (mesmo que ela fosse portuguesa, fazia questão de se mostrar ao mundo como uma brasileira do Rio de Janeiro apaixonada pelo País).

 

 

Foi por conta de toda a sua influência e importância que no cinquentenário de sua morte, em 2005, foi lançada a coleção “Carmen Miranda por H. Stern”. No material de divulgação das peças, a marca explica o porquê de se inspirar na artista que imortalizou o hit “O que é que a baiana tem?”:

“Tinha a nossa ginga, o nosso humor e a nossa miscigenação. Foi uma viajante do mundo e, como cidadã – de coração – de todas as nacionalidades, trazia um pouco de cada uma delas na hora de se adornar. A artista teve a oportunidade de conhecer e passear por diversas culturas e se inspirava nelas quando produzia seus figurinos.”

 


Já a marca Contém 1g inspirou-se em Carmen para lançar uma linha de maquiagem voltada para o verão. Esta make-up tomou como ponto de partida a animação e a explosão de cores que a artista brasileira emanava naturalmente.

 


Tantas outras marcas e inspirações culturais também tomaram como referência a cantora que morreu precocemente em 5 de agosto de 1955, aos 46 anos de idade, vitimada por um ataque cardíaco. Porém, uma coisa é certa: Carmen Miranda e sua influência, que mudou o curso da da televisão, do rádio e do cinema, continuará sempre viva por tudo o que ela fez e representou historicamente – e ainda hoje representa!

 

2 Comentários

  1. Perfeito o post.

  2. Olá Bia, tudo bem?

    Agradecemos o elogio e a visita! ;)

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