Pages Menu
Categories Menu

Postado em 26/08/2016 em Porta Joias, Venda Sua Joia | 0 comentários

A pedra do mês de agosto: o Peridoto

A pedra do mês de agosto: o Peridoto

A pedra do mês de agosto é o peridoto. Ele é e encontrado em lava, meteoritos que caíram na Terra e no manto profundo do planeta, sendo uma variedade do mineral olivina e extremamente raro, o que o torna tão precioso.

peridoto bruto

Fonte imagem: reprodução

 

Os antigos egípcios extraiam peridoto do Mar Vermelho em uma ilha chamada Zabargad. Este povo chamava a pedra de “joia do sol” e até hoje esta gema em tons de verde e amarelo é muito valorizada. A pedra hoje é encontrada como nódulos irregulares, como rochas arrendondadas com cristais de peridoto dentro em fluxos de lava nos EUA, China e Vietnã. Outras fontes importantes da gema são a Finlândia, Paquistão e Mianmar, onde ela também é encontrada mas de forma mais rara, em locais com grandes cristais revestindo as veias ou bolsas em determinados tipos de rocha fundida solidificada.

Fonte imagem: reprodução

Fonte imagem: reprodução

 

A  cor da maior parte destas pedras se deve a algumas impurezas como o ferro. A gema é intrinsecamente verde-amarela, sendo que as pedras de maior qualidade têm uma cor mais intensa. Porém, essa pedra pode ter variedades de cores de um tom marrom-esverdeado a um amarelo verde e até o puro verde. Antigamente, acreditava-se que o peridoto servia como um tipo de proteção aos perigos da noite. Seu nome vem do árabe “faridat” com signifido de joia. Há muito tempo esta gema é confundida com outras pedras preciosas. Uma joia famosa com peridoto é a tiara da Grã Duquesa austríaca Isabella. Assim como outras joias da grã-duquesa, a tiara foi vendida por Sotheby, em um leilão de Joias Magníficas e Joias Nobres em 2001.

peridot-Austria-Archduchess-Isabelle

Fonte imagem: reprodução

 

Agora que você já conhece e se encantou com a beleza desta gema, acesse nosso site e venha até uma de nossas lojas para descobrir diversas joias com pedras preciosas extraordinárias como esta. Vecchio Joalheiros: desde 1970 fazendo história com a compra e venda de joias e relógios.

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>