Pages Menu
Categories Menu

Postado em 28/02/2015 em Ponteiros de Luxo | 1 comentário

Audemars Piguet: A arte familiar repassada de geração em geração

Audemars Piguet: A arte familiar repassada de geração em geração

Desde quando surgiu, em 1875, a Audemars Piguet tem sido sinônimo de sofisticação, tradicionalismo e inovação na seara dos relógios. Para dar mais peso a isso, a marca suíça ainda detém o título de mais antiga manufatura do mundo a permanecer nas mãos das famílias fundadoras. Passando o know how de geração para geração, a grife de relógios é administrada atualmente pelos bisnetos de Jules-Louis Audemars e Edward-Auguste Piguet.

Com produção anual de 26 mil relógios, a empresa preza muito mais pela qualidade do que pela quantidade. Tanto isso faz sentido que o modelo Jules Audemars, que apresenta 443 peças, pode demorar até oito semanas para ficar pronto!

Mas para entender a marca é preciso retroceder no tempo e voltar à união de Jules-Louis Audemars (1851-1918) e Edward-Auguste Piguet (1853-1919), então com 23 e 21 anos respectivamente. A dupla, que se conheceu no Vallée de Joux, um dos berços da alta relojoaria, mudaria daquele momento em diante o mercado de relógios não só da Suíça como também do mundo todo.

 


Dividindo as “obrigações”, Audemars ficou responsável pela parte mais técnica, no que se referia ao processo de produção das peças. Já Piguet pegou para si as vendas e o marketing, ficando nas suas mãos a missão de viajar por cidades e, depois, continentes para estabelecer contatos que não muito tempo depois seriam essenciais para a marca de relógios.

No vídeo abaixo, o encontro entre os fundadores da famosa grife de relógios é romantizado para tentar remontar a história da marca ao longo de quase um século e meio de trajetória.

 

 

Linha do tempo

 

Em uma época em que os relógios de pulso estavam começando a cair no gosto dos consumidores, mais precisamente em 1892, a Audemars Piguet desenvolveu o primeiro modelo desta categoria com repetidor de minutos.

 


O sucesso da marca só foi crescendo nas décadas seguintes, ultrapassando os limites da Europa até chegar à América. Já consolidada, a grife passou até mesmo pela Grande Depressão, em 1929, quando inspirada pela art deco lançou um relógio de bolso feito de platina cravejado de diamantes. Era a época do relógios femininos e finos!

Em 1957, a marca suíça lança um modelo de pulso com calendário capaz de prever a irregularidade dos meses e até mesmo os anos bissextos. Para a época, o avanço era inquestionável, ainda mais quando o mecanismo foi adotado por um modelo de tamanho reduzido.

A crise relojoeira dos anos 1970 também pouco abalou a grife suíça, ainda mais quando em 1972 ela lançou o Royal Oak, primeiro relógio esportivo topo de linha feito em aço. Desenhado por Gérald Genta, este modelo derrubou os padrões até então existentes, que diziam que para ser relógio de luxo era preciso ser fabricado com metais preciosos.

 


Em 1989 foi lançado o Dual Time, mostrando mais uma vez a inovação da marca ao fabricar o primeiro relógio de pulso que exibia outro fuso horário com um movimento automático.

 

Edições especiais

 

A Audemars Piguet fez algumas edições limitadas de relógios para celebridades e atletas. Jarno Trulli, Quincy Jones, Arnold Schwarzenegger, Shaquille O’Neal, Lionel Messi e Jay-Z são alguns deles. Porém, para nós, brasileiros, é interessante saber que Rubens Barrichello já participou deste seleto grupo.


Em 2006, a marca lançou seu Real Oak Off-shore Rubens Barrichello, mesclando o mundo da alta velocidade com o da relojoaria. Dois anos depois, em 2008, quando Barrichello bateu o número de corridas disputadas na Fórmula 1, a grife suíça ofereceu um modelo especialmente criado para a ocasião, que indicava, inclusive, o recorde histórico.

Na Vecchio Joalheiros, o modelo Promese – feito em aço com brilhantes – está à venda. Com mostrador preto e vidro de safira, o relógio feminino apresenta um belo desconto: de R$ 8.990,00 por R$ 5.850,00. O frete é grátis para todo o Brasil e o prazo de entrega é de sete dias.

 

Conheça outros modelos da marca Audemars Piguet que estão à venda em nosso e-commerce!

 

Avaliada hoje em 434 milhões de euros, a Audemars Piguet possui mais de 1.000 profissionais trabalhando para dar continuidade ao sucesso da marca. Faça parte disso tudo e aproveite a nossa oferta imperdível!

1 Comentário

  1. Os relogios Audemars Piquet são uma verdadeira jóia, uma verdadeira tradição em relogios e não se compara a nenhum modelo ou marca que concorra em estilo de relógio.

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>