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Postado em 15/10/2014 em Ponteiros de Luxo | 1 comentário

Bvlgari: Classicismo greco-romano com toques italiano

Bvlgari: Classicismo greco-romano com toques italiano

No post de hoje, o Blog da Vecchio contará a história de uma marca que esbanja representatividade e exuberância no mundo das joias e relógios. Estamos falando de ninguém mais, ninguém menos do que a Bvlgari (pronuncia-se Bulgari), que já pelo nome mostra o seu tradicionalismo no ramo. A troca da letra “u” pelo “v” era comum no romano antigo, e foi justamente este “tcham” que a grife criada por Sotirio Bulgari decidiu adotar.
Bvlgari-geral

Com cerca de 300 lojas espalhadas em alguns dos lugares mais luxuosos do globo, a rede italiana tem como público-alvo os ricos e famosos. Não é à toa que ícones do cinema mundial como Liz Taylor, Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn e Ingrid Bergman frequentemente tenham sido vistas usando peças da joalheria. Hoje, o faturamento da Bvlgari ainda é polarizado pela joias (45%), mas não podemos esquecer da parcela importante dos relógios (20%).

Bvlgari-loja

Como tudo começou…

A história da Bvlgari é antiga e tem início lá no século 19, com a imigração de Sotirio Voulgaris, um artesão descendente dos gregos, para a Itália. Foi, então, que ele abriu sua primeira loja em Roma, mais precisamente na Via Sistina, onde começou a vender cinturões e pulseiras. Voltou à Grécia para se casar e, no regresso ao solo italiano, tornou-se um famoso ourives. O seu nome passou a guiar seus negócios, e foi por isso que em 1894 elevou seu sobrenome – agora Bulgari – à fachada da loja (que nos anos seguintes ganhou filiais em Nápoles, Sorrento, Bellagio e Sanremo).

Bvlgari-Sotirio

Em 1905, Sotirio abriu outro estabelecimento na Via Condotti, sendo este o principal da grife até os dias de hoje. Com influência direta de Constantino e Giorgio, filhos de Sotirio, a marca começou a dar mais atenção para o mundo das joias e das pedras preciosas. Foi, então, em 1925, que Constantino Bulgari apresentou um par de brincos cravejados por diamantes, safiras, rubis e esmeralda – no estilo Art Deco – sendo este o pontapé definitivo para a entrada no mercado luxuoso das joalherias.

No ano de 1932 morre Sotirio e seus filhos assumem o negócio com foco ainda maior nas joias. Algum tempo depois, já na década de 40, a marca liberta-se dos padrões franceses e passa a ter estilo próprio marcado pelo classicismo greco-romano e toques de renascença italiana.

Os relógios Bvlgari

Foi ainda nos anos 40 que a peça-símbolo da marca foi criada: um relógio de serpente com elos de ouro e diamantes. Cerca de três décadas depois, foi lançado o Tubogas, uma nova versão da peça clássica com bracelete flexível de elástico de ouro.

Esta foi a deixa para que em 1977 a Bvlgari tenha lançado a sua primeira coleção completa de relógios. É datado deste ano o clássico modelo B V L G A R I – B V L G A R I, com logotipo duplo na catraca externa de baixo relevo. Três anos depois, em 1980, surge a Bulgari Time S.A., situada na cidade suíça de Neuchatel. A subsidiária aparece, então, como a responsável por produzir todos os relógios e peças necessárias para fabricá-los.

BVLGARI

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Ainda Bvlgari

Mas não é só de joias e relógios que vive a grife italiana, e isso pode ser visto muito bem através de números. Cerca de 23% do atual faturamento da marca advém da venda de perfumes e cosméticos, que se tornaram o carro-chefe das inovações a partir do final dos anos 90. Alguns outros itens da marca que merecem atenção são os lenços de seda, canetas, gravatas, acessórios em couro (e aqui entram as bolsas), óculos e pratarias.

Bvlgari-Kirsten

Como podemos reparar, Bvlgari é sinônimo de luxuosidade, mas hoje a sua percepção está difundida em tantos horizontes que é impossível ficar blindado à grife. Mas cá entre nós, quem quer isso?

1 Comentário

  1. Lindas peças!!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. As joias do Globo de Ouro 2013 | - [...] sei vocês, mas nós aqui da Vecchio somos completamente apaixonados pela Bvlgari. E quem melhor para representar esta tradicional …

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