Pages Menu
Categories Menu

Postado em 15/11/2014 em Ponteiros de Luxo | 0 comentários

Chopard: Das montanhas suíças aos tapetes vermelhos!

Chopard: Das montanhas suíças aos tapetes vermelhos!

Não é sem motivo que a Chopard se tornou uma das grifes preferidas dos artistas de Hollywood. Com mais de 150 anos de história, a marca suíça virou referência quando o assunto em questão são joias, relógios e acessórios de luxo, o que lhe garante os holofotes tão almejados do mundo das celebridades. É por isso que nos dias de hoje, em qualquer premiação artística de alto escalão, Chopard é o que não falta. Oscar e Cannes que o digam!

chopard-chopard-no-oscar

Mas apesar de onipresente, pouca gente conhece a trajetória desta tradicional grife. Tudo começou na região do Vallée de Joux, que nos séculos passados ficava isolada durante os rigorosos meses de inverno. Os fazendeiros, então, impossibilitados de fazer os trabalhos rurais, dedicavam-se à relojoaria. Um dos moradores desta região era Louis Ulysse Chopard, que com apenas 24 anos de idade, em 1860, iniciou o seu próprio negócio.

chopard-Louis-Ulysse-Chopard

No começo, a relojoaria do jovem Chopard tinha a intenção de produzir apenas cronógrafos. Porém, com o passar do tempo, as oficinas L.U.C. (iniciais do dono da rede) começaram a se destacar pela precisão dos seus exemplares. Os pequenos relojoeiros encontravam dificuldades para acompanhar o desenvolvimento, e foi nesta brecha que a Chopard se instalou.

 A expansão

Com os negócios indo a todo vapor, a rede mudou sua sede para Genebra, em 1920. O passo foi dado pois a cidade se solidificava cada vez mais como a capital mundial da relojoaria, facilitando os contatos internacionais e as vendas. A crescente continuou mesmo no período entre as duas guerras mundiais, que para a maioria dos negócios atuou como um verdadeiro algoz. Nesta época, os negócios já eram encabeçados pelo filho de Chopard, e a marca já empregava 150 pessoas.

chopard-geral

Em 1963, Paul-André Chopard, neto do fundador, tomou uma decisão fundamental para a história da marca. Vendo que seus filhos não tinham interesse em assumir a grife, uma nova estratégia precisava ser tomada. Foi então que Karl Scheufele, tradicional relojoaria alemã, assumiu o controle da empresa. O boom desta união faz com que a Chopard, enfim, virasse referência no mercado de luxo.

chopard-Família-Scheufele

Em1998, a Chopard dá um grande passo e fecha um acordo com o Festival de Cannes para produzir anualmente a Palma de Ouro da premiação. Caroline Gruosi-Scheufele, co-presidente e diretora artística da Chopard, foi quem encarou o desafio de renovar artesanalmente a peça na ocasião.

Vídeo: 

Dando prosseguimento à parceria firmada com Cannes, em 2008 a grife lança uma coleção chamada “Red Carpet”, inspirada no Festival e composta por 61 peças de elegância e luxuosidade únicas.

Vídeo: 

Depois de conhecer um pouquinho mais sobre a marca suíça, dá para entender por que Chopard está para os tapetes vermelhos assim como as celebridades estão para os holofotes, não é mesmo? Se você quiser fazer parte deste seleto grupo de pessoas que usam Chopard, dê uma olhada nos modelos de relógios femininos e masculinos que vendemos em nosso e-commerce!

Responder o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*