Pages Menu
Categories Menu

Postado em 30/08/2015 em Ponteiros de Luxo | 0 comentários

Cuervo y Sobrinos de La Habana: o tempo na Pérola do Caribe

Cuervo y Sobrinos de La Habana: o tempo na Pérola do Caribe

Um lugar próspero onde ocorriam encontros de personalidades mundiais, negociantes e intelectuais. A “Pérola do Caribe”, apelido dado à Havana, era assim no final do século XIX, mas nossa história começa, mais precisamente, em 1882, quando a tradição metade suíça e metade latina deu-se início.

primeiro logo de cuervo y sobrino

Primeiro logotipo de Cuervo y Sobrino

Ramon y Cuervo, mestre relojoeiro e joalheiro, resolve abrir, nesse ano, algo que fosse a mistura de atelier com loja de luxo em uma das avenidas mais prestigiadas de Havana: a Avenida Quinta, em Cuba. Juntou-se a ele seus sobrinhos, sendo Armando Rio y Cuervo um deles.

Já na última década do século XIX, a gloriosa marca Cuervo y Sobrinos é finalmente fundada. Para isso dar mais certo, a família resolveu abrir mais 3 pontos de fabricação e venda na Europa, mas não em qualquer lugar: na Alemanha, para metais e pedras preciosas, em Paris, para joalheria, e em La Chuax-de-Fonds, na Suíça, sendo tal região a capital dos relógios, já que consagrou e teve em seu território outras fábricas de muito sucesso. Além disso, a marca já possuía notoriedade em diversas partes importantes da América, como em Nova Iorque, além de Paris e Roma, na Europa.

interior da loja cuervo y sobrino

Interior da primeira loja Cuervo y Sobrino

Na primeira metade do século XX, a loja obtém sucesso internacional, sendo visitada por muitas celebridades grandes da época, como Albert Einstein e Pablo Neruda, que desfrutavam dos maravilhosos produtos de lá. Mas, infelizmente, devido a algumas reviravoltas políticas do período, a marca teve que adormecer por uns tempos, pois uma parte da família Cuervo teve que se exiliar do país.

Apenas em 1997 um príncipe chega para despertar a belíssima e adormecida marca. Luca Musumeci, especialista em relógios antigos e interessado pela história da Cuervo y Sobrinos, compra os direitos autorais da empresa. Além disso, consegue autorização para ter acesso aos arquivos e ao porão da loja pioneira, descobrindo documentos, esboços e projetos de relógios nunca antes vistos por ninguém.

relógio cuervo y sobrino antigo

Relógio antigo da Cuervo y Sobrino

Junto a outro especialista em relógios de luxo, Marzio Villa, Musumeci decide restaurar a marca e seu significado para o universo dos relógios. Essa filosofia era constituída pelo espírito de glamour da época de criação da loja, pelo estilo de vida descompromissado e pelo “tempo lento”. O tempo em Havana, para eles, se dilata e adquire outro ritmo: o ritmo da antiga Cuba, daquela época dourada, quando era o centro de luxo e da vida social. Assim, cada momento tem um tempo próprio e sua vida deve fazer jus ao carpe diem, ou seja, você deve viver cada minuto como se fosse único!

propaganda antiga de cuervo y sobrino

Antiga propaganda da marca

No início do novo milênio, eles fundam a marca na Suíça e, pelo grande sucesso, participam de vários prêmios importantes, além de lançarem novos modelos e linhas de relógios, existentes até os dias de hoje. Entre eles encontram-se o Torpedo, Esplendidos e Prominente e, mais tarde, surge o CYS 2450 e a linha Robusto, esta última dedicada ao homem cosmopolita.

Em 2009, no local onde foi instaurada a primeira loja da marca, foi criada uma loja-museu da Cuervo y Sobrinos, mostrando a todos que lá entrarem um espaço de elegância e que nos leva a reviver os anos 40.

loja museu havana cuervo y sobrinos

Loja-museu Curvo y Sobrinos na Cuba, Habana

Responder o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*