Pages Menu
Categories Menu

Postado em 18/05/2012 em Porta Joias | 0 comentários

Dia das Mães: Saiba como surgiu no Brasil e no Mundo

Dia das Mães: Saiba como surgiu no Brasil e no Mundo

O segundo domingo de maio é aquela data especial que todos nós separamos para demonstrar o nosso amor e devoção pelas mamães do mundo afora, especialmente as nossas. Mãe é mãe, não tem jeito, e isso pode ser compreendido claramente quando tomamos conhecimento que a data é a vice-campeã de vendas em nosso País – só perde para o Natal.

Os primeiros registros do “Dia das Mães” – naquela época não era bem isso, mas já era um embrião da ideia – vem da Grécia Antiga. Na ocasião, a comemoração acontecia durante a cerimônia de oferenda à mãe dos deuses, Reha (esposa de Chronus e mãe de Zeus), pela chegada da primavera.

O próximo registro forte foi encontrado muito tempo depois – mas muito mesmo! – na Inglaterra do século XVII. Nesta época da Revolução Industrial, as fábricas inglesas resolveram conceder aos seus funcionários um domingo para desfrutarem com suas progenitoras. A folga ficou conhecida como “Mothering Day”.

Dia das Mães_AnaJarvis

Ana Jarvis

Fato semelhante aconteceu nos Estados Unidos, em 1872, quando Júlia Ward Howe – autora do hino do país – sugeriu a criação de uma data dedicada à paz, ou seja, à celebração das mães. Em 1907, porém, uma manifestação de outra americana ganhou mais força. Ana Jarvis, que havia perdido a mãe e entrado em depressão, recebeu de suas amigas uma festa para eternizar a memória de sua mãe. Partindo disso, ela teve a ideia de expandir a celebração para todas as pregenitoras – vivas ou mortas. Após imenso sucesso da manifestação social, o presidente Woodrow Wilson concretizou o Dia das Mães em 9 de maio de 1914, e não por coincidência este era o segundo domingo de maio.

Dia das Mães_GetúlioVargas

Getúlio Vargas

No Brasil, a data foi oficializada por Getúlio Vargas em 1932. A Igreja Católica também aderiu à comemoração em seu calendário oficial no mesmo período somente 15 dias depois.

 Mamães famosas

Como é de conhecimento geral, as joias são sempre presentes clássicos para as mulheres. Isso porque, sem muito esforço, as peças conseguem traduzir a personalidade de quem as usa. Para o post de hoje, o Blog da Vecchio selecionou três mamães bastante diferentes entre si: Madonna, Katie Holmes e Alessandra Ambrósio.

Dia das Mães_Madonna

Madonna e Lourdes Maria

No caso de Madonna, as suas jóias e acessórios sempre remontam a imagem da eterna Material Girl. São crucifixos, muita prata e volume. Com esta composição, quem será louco de dizer que a rainha do pop não tem uma personalidade forte? Lourdes Maria, a sua primogênita, vai pelo mesmo caminho!

Dia das Mães_KatieHolmes

Katie Holmes

Já Katie Holmes prefere o estilo mamãe sofisticada e pacata. Após o casamento com Tom Cruise, a atriz até deixou de lado a sua carreira profissional para encarar seriamente o papel de esposa e mãe exemplar. Sempre elegante, as suas joias acompanham o seu estilo de vida.

E para fechar com chave de ouro, a gente deixa vocês com essa imagem linda da gravidíssima Alessandra Ambrósio. A top model, que já é mãe de Anja, está em sua segunda gestação e encarna bem o estereótipo de estilosa. Acho que a profissão ajuda, não é mesmo?

Dia das Mães_AlessandraAmbrósio

Alessandra Ambrósio

Depois desse intensivão de Dia das Mães, o Blog da Vecchio quer saber: Quais foram os presentes mais especiais que vocês deram ou receberam nesta data? Não precisa ser joia, ok?

 

 

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>