Pages Menu
Categories Menu

Postado em 1/04/2012 em Porta Joias | 0 comentários

Diamante: A pedra do Mês de Abril

Diamante: A pedra do Mês de Abril

Nenhum outro mês do ano combina mais com os versos entoados por Marilyn Monroe: “A kiss on the hand may be quite continental / But diamonds are a girl’s best friend” (Um beijo na mão pode ser sofisticado, mas os diamantes são os melhores amigos de uma garota). Isso porque chegamos a abril, o mês oficial do diamante, então toda e qualquer exaltação à pedra preciosa torna-se ainda mais coerente.

Vale lembrar que assim como nós, seres humanos, não existem dois diamantes iguais no mundo todo. Segundo os especialistas, os minerais possuem características próprias que os tornam exclusivos. Portanto, presentear uma pessoa com diamantes é deixar escancarado que você está dando uma joia única para uma pessoa especial. Bela pedida, não?

Origem e localização

diamante-a-pedra-do-mes-de-abril

Diamantes em estado bruto

Conhecido como “rei das gemas”, o diamante é composto por carbono puro, tornando-se a pedra mais dura da superfície terrestre. Aliás, sabiam que um diamante só pode ser riscado por outro diamante? É isso mesmo, a descoberta foi feita lá atrás pelos hindus, então desde já fica justificado que o nome derive de “adamas”, que em grego significa duro.

diamantes-apos-lapidacao

Diamantes após lapidação

A primeira vez que a pedra preciosa foi citada na história aconteceu por meio de manuscritos indianos feitos há mais de 2 mil anos, ou seja, por volta de 800 a.C. Foi somente naquela região, inclusive, que durante muito tempo os minerais podiam ser encontrados. Hoje, porém, os diamantes podem ser verificados em mais de 25 países ao redor do mundo, principalmente no Sul da África. As exceções ficam por conta dos continentes da Europa e Antártica.

diamantes-primeira-aparicao-em-manuscritos-hindus

A primeira citação da história aos diamantes foi encontrada em manuscritos hindus

Os diamantes são formados e cristalizados em rochas vulcânicas a uma distância entre 80 e 190 quilômetros de profundidade. Graças a essas características as pedras recebem a pressão e a temperatura adequadas, subindo à superfície para serem extraídas entre cascalhos de rio (caso mais incomum) e perfurações de rochas.

Lendas e crenças

Junto com seus milhares de anos de história, os diamantes carregam também contos místicos – e muitas vezes loucos – a seu respeito. Os gregos, por exemplo, juravam de pés juntos que estas pedras preciosas eram lágrimas dos deuses. Na Ásia falava-se que havia um vale de diamantes cercado por cobras e aves de rapina. Já aqui no Brasil o que rola é uma lenda indígena sobre Tupã, deus dos índios. Segundo a lenda, após ver a tristeza de Potira, que havia perdido seu esposo em combate, ele transformou suas lágrimas em diamantes.

diamantes-lenda-brasileira-tupa-transformou-lagrimas-de-potira-em-diamantes

Lenda brasileira diz que Tupã transformou as lágrimas de Potira em diamantes

Quanto ao simbolismo destes minerais, algumas características como cura, amor e longevidade  foram atribuídas a essas pedras em diferentes épocas da história. Hoje, o valor dos diamantes está mais relacionado ao seu singularismo, conferindo status social às pessoas que os detém.

 Avaliação do diamante

Como já falamos em uma série de quatro posts, os diamantes devem ser avaliados de acordo com os 4Cs: Color (cor), Clarity (pureza), Cut (lapidação) e Carat (peso / quilates). Em relação à lapidação também esbarramos com uma dúvida recorrente neste meio: diamantes e brilhantes são a mesma coisa? Não exatamente. Enquanto diamante é a pedra preciosa em si (a gema), brilhante é o formato deste mineral após lapidação específica!

diferença-entre-diamante-e-brilhante

Brilhante é o nome dado a um tipo de lapidação feita no diamante

Aliás, a lapidação brilhante é aquela que melhor explora a capacidade de brilho e dispersão de luz. Este formato de corte, que remonta o aspecto oval formato por 58 facetas, foi criado pelo joalheiro veneziano Peruzz no século XVII.

Ficou com vontade de comprar um diamante? A Vecchio Joalheiros disponibiliza os melhores preços do mercado para joias com diamantes. Confiram! Mas se você tem um diamante e está querendo vendê-lo, a Vecchio também pode te ajudar. Acesse nosso site de Avaliação Online e preencha nosso formulário.

0 Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Que tal presentear as mulheres da sua vida com joias neste Natal? | Vecchio JoalheirosVecchio Joalheiros - [...] Na Vecchio temos uma opção estupenda: um anel solitário (aro 15) em ouro branco e o,10 ct de diamante. …
  2. As joias do Globo de Ouro 2013 | - [...] de usar um estonteante colar, ela completou o visual com um anel e um par de brincos de platina …
  3. Era do Jazz: Tiffany & Co cria coleção para o filme O Grande Gatsby | - [...] São anéis, colares, pulseiras, brincos e até acessórios para cabeça. Dentre as pedras, vê-se diamantes e pérolas que trazem …
  4. As melhores joias do cinema | - [...] do cinema internacional, vemos a personagem principal Rose utilizando um belíssimo colar de diamantes com a gema maior azul, …

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>