Pages Menu
Categories Menu

Postado em 30/11/2013 em Porta Joias | 7 comentários

Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por claridade

Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por claridade

Os diamantes são pedras preciosas formadas nas profundezas da Terra, como vimos no post “Gemstones: onde encontrar e como se classificam as pedras preciosas ?“. Mas, o que diferencia os diamantes entre si ? Por que uns são mais caros e outros mais baratos ?

Os diamantes são subdivididos em quatro categorias, os 4cs: carat (significa quilates e representa o peso do diamante), a cor, o corte e claridade do diamante.

Diamantes

Quanto à claridade dos diamantes podemos notar que, por se formarem no interior da Terra, a maioria dos diamantes contêm marcas de nascença chamada de inclusões, quando são internas e de manchas quando são externas. São muito raros os diamantes que não possuem essas marcas, afetando diretamente no valor da peça, que se torna mais cara.

Ou seja. quanto menor o número de inclusões, mais valioso é o diamante.

Essa classificação foi criada pela Gemological Institute of America (GIA), são dadas notas aos diamantes de acordo com sua clareza impecável (FL), ou com mais inclusões proeminente (I3).

Diamond Clarity Grading Scale

Classificação dos diamantes pela claridade

Encontrar um diamante absolutamente perfeito, os chamados diamantes sem falhas, embora alguns se aproximem, é extremamente raro. A maioria dos joalheiros nunca sequer viu um.

A Escala Clarity GIA contém 11 notas. Os diamantes mais facilmente encontrados se enquadram nas categorias VS ou SI. Quanto a determinação de um grau de clareza, a GIA considera o tamanho, natureza, cor, posição ou alívio, e quantidade de características visíveis a respeito da clareza sob ampliação de 10x.

Manchas internas e externas nos diamantes

Fontes:

GIA

Monte Blanco

7 Comentários

  1. Gostei muito!
    Onde eu encontro diamantes de uma forma mais fácil, que não seja procurar no centro da terra…

    Legal a informação não sabia que diamantes são procurados no centro da terra…

    XD

  2. gostaria de ser informado e avisado dos preços dos relogios rolex

  3. Olá Cristiano, tudo bem ?

    O preço varia de acordo com o modelo de Rolex que você deseja. Confira os modelos que temos disponíveis no momento e seus preços.

    http://www.vecchiojoalheiros.com.br/filtro/relogios/rolex

    Agradecemos a visita, volte sempre!

  4. ENCONTREI UM PEDRA COM UM BRILHO FOSCO. QUANDO COLOCO NA NA DIREÇÃO DA LUZ OU DE OUTRA CLARIDADE SOBRE SAI UM LINDO AMARELO.
    GOSTARIA DE SABER SE E DIAMANTE

  5. Olá Clovis, tudo bem?

    É impossível dizer se a pedra é ou não um diamante sem vê-la pessoalmente. Sugerimos que você procure o IBGM http://www.ibgm.com.br/

    Att. Vecchio Joalheiros

  6. achei uma pedra como faço.pra saber se diamante?

  7. Olá, Aline! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

Trackbacks/Pingbacks

  1. História da Cartier e Seus Estilos - [...] de excelência, renascendo o estilo chamado Garland Style ou “Guirland” – ornamentos de diamante montados em platina. Em 1909, a …
  2. 007 - Os Diamantes são Eternos: Rolex Submariner ? - [...] que ele descubra que tudo não passa de um plano maquiavélico do seu rival, que quer armazenar diamantes para …
  3. Vecchio Joalheiros: tradição na compra de joias e relógios seminovos - [...] para, depois, ser avaliada de acordo com os critérios dos 4Cs (carat/quilates, corte/lapidação, claridade/pureza e cor) já relatados aqui no …
  4. Diamante: A pedra do Mês de Abril - | - […] em uma série de quatro posts, os diamantes devem ser avaliados de acordo com os 4Cs: Color (cor), Clarity …

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>