Pages Menu
Categories Menu

Postado em 15/09/2015 em Porta Joias | 25 comentários

Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por cor

Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por cor

Os diamantes são pedras preciosas subdivididas em quatro categorias conhecidas como os 4cs: o carat (quilates), a cor, o corte e a claridade, conforme explicamos no post “Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por claridade“. No post de hoje iremos detalhar a classificação por cor.

Um diamante é mais valioso a medida em que sua cor é mais próxima ao incolor, ou seja, quanto menos cor, mais valor. Os diamantes coloridos são a exceção dessa regra, esses são valorizados pela intensidade de sua cor, já que sua beleza está no colorido natural de sua pedra.

 

Classificação dos diamantes por cor. (Fonte Imagem: GIA)

 

 

Para classificar a cor do diamante, a escala de gradação de cor da GIA é a mais utilizada no mercado. A organização é feita  em ordem crescente e tem seu início na letra D e término na letra Z, sendo assim, a letra D representa o diamante mais incolor.

 

Diamante Incolor Bruto (Fonte Imagem: Pisarro)

 

A distinção de  cores dos diamantes pode ser muito sutil e até mesmo profissionais treinados utilizam-se de artifícios para identificar a cor de um diamante. Para saber qual é a cor da nova pedra, os profissionais submetem  o diamante novo e uma pedra de cor já conhecida a uma iluminação controlada e a condições de visualização precisa, para assim classificar a cor da nova pedra.

 

Diamantes

 

Curiosidade

O sistema de gradação de cores da GIA, conhecido como DZ, inicia-se na letra D porque antes de sua criação, diversos outros sistemas foram criados utilizando escalas A, B, C ou 0, 1, 2, 3 ou ainda I, II, II, sem qualquer definição clara, gerando assim interpretações errôneas. Por isso, os criadores da escala de cor da GIA, quiseram iniciar a escala do zero para evitar qualquer associação com os sistemas anteriores, começando a partir da letra  D.

A escala da GIA é a que tem maior aceitação universal.

Fontes:

GIA

Pisarro

25 Comentários

  1. Amigos sou apxnada por pedras preciosas valeu muito aprender sempre mais…muito interessante!!!Parabéns.

  2. Agradecemos pelo elogio, Ana.

    Volte sempre!

  3. eu achei enterrada no barro uma pedra parecida com o diamante incolor com um peso de +ou- 400 gramas ,queria saber se for mesmo como faço pra vende-la e quanto ela valeria +ou- ela muito parecida com a da foto

  4. vocês conseguem fazer uma pré-avaliação que tipo de pedra ela é por uma foto , se sim poderei envia-la , aguardo resposta.

  5. Olá Maria,

    Envie um e-mail para contato@vecchiojoalheiros.com.br com a foto da pedra.

    Qualquer dúvida estamos à disposição!

  6. Olá Angelo,

    Mande um e-mail para contato@vecchiojoalheiros.com.br com uma foto da pedra para avaliarmos.

    Qualquer dúvida estamos à disposição!

  7. tem uma pedra em casa que parece um ser diamante e como ser indentirficar.

  8. Olá Anderson,

    Se você não conseguir identificar se a pedra é ou não um diamante, preencha o nosso formulário de avaliação online que nós verificamos para você: http://comprajoiaserelogios.com.br/faca-sua-avaliacao

    Qualquer dúvida estamos à disposição!

  9. Existe algum tipo de ‘teste caseiro’ que possamos fazer em casa , que nos dê pelo menos uma dica de que se trata de um diamante verdadeiro ?

  10. Pretendo comprar um brinco solitário para mim. Gostaria de saber quais principais cuidados devo tomar para me certificar de que estou comprando um diamante de qualidade? Para um solitário de brilhante com bastante brilho , até que classificação quanto a cor e presença de inclusões é considerado um bom diamante ?

  11. Olá Marlon, tudo bem?

    Você pode fazer um risco com caneta em um papel e colocar a pedra de ponta cabeça em cima do risco. Se você conseguir ver o risco é porque a pedra não é um diamante. Esse método precisa ser feito com pedras maiores de 1 quilate.

    Sugerimos que você procure o IBGM.

    Att. Vecchio Joalheiros

  12. Ola, tenho fui casado nos Estados Unidos e hoje estou no Brasil e estou divorciando e tenho meu anel de diamantes de casamento que foi comprado nos Estados Unidos quando me casei la, na verdade sao 2 aneis um seria o de noivado e o outro e de casamento, todos dois de diamantes ao todo sao 35 pedras de diamantes sendo uma maior que e a que fica no meio do anel e o restante fica em volta do anel que tem a estrutura de ouro branco. Quando meu ex comprou ele pagou 10 mil dolares , gostaria de saber onde levar para ser avaliado ele tem certificado. Os diamantes sao lindo muito brilahantes, gostaria de vende-los mas nao sei onde leva-los para alguem que realmente entende de diamantes, moro em Anapolis go.

  13. Olá Luciana, tudo bem?

    Você pdoe fazer uma avaliação online e gratuita em nosso site. Segue link: http://comprajoiaserelogios.com.br/faca-sua-avaliacao

    Qualquer dúvida estamos à disposição!

    Att. Vecchio Joalheiros

  14. Ola boa noite.
    Sou de Ribeirão Preto sp
    tirando a terra do meu jardim e colocando em um vaso para flores. depois de 2 semanas encontrei uma pedra bruta que parece diamante , florindo da terra do vaso, é pesada, riscou, vidro metais, e tbm uma grande ametista que possuo , fz traço com a caneta no papel e não consegui ver através dela! essa pedra tem 2 cm x 1 mais ou menos. pode ser um diamante?

  15. Olá Paloma, tudo bem?

    É impossível dizer se a pedra é ou não um diamante sem vê-la pessoalmente. Sugerimos que você procure o IBGM http://www.ibgm.com.br/

    Att. Vecchio Joalheiros

  16. Gostaria d saber como faço para mandar umas fotos d algumas pedras para vcs avaliarem para mim .

  17. Parabéns, Muito proveitosa as suas orientações.

    Muito obrigado,
    Jeff Peixoto

  18. Boa tarde, encontrei algumas pedras que, acredito ser diamante ou algum tipo de pedra preciosa, em solo de terra virgem e próximos de praias…

    segundo alguns moradores, antigamente se encontravam muitos ouros e diamantes na regiao…

    grato Adriano

  19. Boa tarde; Aproximadamente a 3 meses passei perto de um local, onde a muito anos atras (época dos escravos), havia uma ruína de uma estrada de ferro,construída por escravos, achei entre as pedras uma que me chamou a atenção, ela é bem branca, e quando coloco luz do sol ou luz de led sobre ela, aparece uns pontinhos com cores diferentes e muito bonitas, os pontinhos não são na pedra inteira, pode ser alguma pedra preciosa ? aguardo….

  20. Olá! Tenho algumas pedras,gostaria de enviar fotos para me ajudar a identificar.
    Obs: fotos com ótima resolução,.

  21. Olá, Ronaldo! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  22. Olá, Léia! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  23. Olá, Adriano! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  24. Olá, Daniele! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>