Pages Menu
Categories Menu

Postado em 1/05/2012 em Porta Joias | 0 comentários

Esmeralda: A pedra do Mês de Maio

Esmeralda: A pedra do Mês de Maio

E finalmente chegou o mês das tão faladas pedrinhas verdes. Assim como os diamantes e as ametistas, já abordados no Blog da Vecchio em posts anteriores, a esmeraldas sempre foram admiradas pela sua beleza. Isso sem falar no mercado das joias, principalmente no que se refere às celebridades, que sempre exibem belas peças com esses minerais estonteantes cravados.

esmeraldas

Uma esmeralda perfeita é tão rara quanto um diamante fino – e não é sem razão que ela custa tanto quanto o seu “rival”. Há quem diga também que a pedra deve ser usada para acalmar a alma, além de mudar de tonalidade de acordo com o humor da pessoa.

Angelina Esmerlda

 Localização e especificações técnicas

As esmeraldas são as variações mais nobres do berilo, fato que as eleva ao patamar de pedras extremamente preciosas. Como já foi dito, esses minerais possuem coloração verde e têm dureza de 7.5 – 8.0 na Escala de Mohs. Vale lembrar que existem esmeraldas opacas, mas somente as transparentes têm valor de mercado representativo.

 

Mostrando mais uma vez a força dos recursos naturais na América do Sul, as principais jazidas dessas preciosidades encontram-se na Colômbia, mas também podem ser vistas no Brasil (principalmente em Minas Gerais, Bahia e Goiás), Rússia e ZImbábue.

 História e lendas

Vocês estão lembrados de quando contamos aqui a história de Aaron e das 12 pedras preciosas em seu peito que representavam as tribos de Israel? Pois bem, a esmeralda é uma delas. Falando ainda historicamente, Cleópatra foi outra figura que não escondia sua adoração pelo mineral. Ela enfeitava-se com as pedras extraídas das minas do Alto Egito, hoje extintas.

esmeralda Cleopata

Outro povo que usava e abusava das esmeraldas eram os romanos, que faziam questão de trazer à tona o mineral em festas da deusa Vênus (ou Afrodite), sempre representando o amor. A deusa Gaia também foi reverenciada pelo mineral, que representava a terra verde nos festivais de primavera.

esmeralda afrodite

Os egípcios também levaram em consideração a preciosidade das esmeraldas. Para eles, as mulheres deveriam fazer uso dessas pedrinhas verdes pois significava fertilidade e renascimento. Há ainda quem diga que ela realça a inteligência, o amor e a tranquilidade, além de revelar o futuro e fazer com que as pessoas não mintam. Poderosa, não?

0 Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pedras de formatura | - [...] Esmeralda Pode ser usada para acalmar a alma, trazendo, também, inteligência, amor e tranquilidade. [...]
  2. Esmeralda: a cor do ano! | - [...] tendência, diversas coleções das mais sofisticadas lojas de joias do mundo incluem as famosas pedras verdes em suas novas peças. …

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>