Pages Menu
Categories Menu

Postado em 15/10/2013 em Porta Joias | 51 comentários

Gemstones: onde encontrar e como se classificam as pedras preciosas ?

Gemstones: onde encontrar e como se classificam as pedras preciosas ?

Assim como nós, humanos, os animais e as plantas, as pedras preciosas, ou Gemstones, também são matérias regidas pelas leis da natureza. As ações do vento, temperatura, pressão, águas subterrâneas e movimentações da superfície ajudam a formar as pedras preciosas que tanto admiramos. São necessários milhões de anos para que partes da superfície terrestre formem essa variedade de minerais e de cristais.

Existem três tipos de formação de pedras preciosas:

1. Formação magmática: são as pedras formadas pela consolidação do magma. A lava no interior da Terra sofre pressões tão grandes que se solidificam, moldando-se em cristais valiosos.

Formação das rochas magmáticas

Exemplos: diamante, esmeralda e água-marinha.

Diamante

Esmeralda

Água-marinha bruta

2. Formação sedimentar: são as pedras formadas pela sedimentação de outras rochas. Os minerais dissolvidos pela erosão dessas pedras, com a ajuda do vento e da água, formam camadas que ao evaporarem se cristalizam.

Formação das rochas sedimentares.

Exemplos: arenito, argilito e calcário.

Arenito

Argilito

Calcário

3. Formação metamórfica: são as pedras formadas pela transformação, química e física, de outras rochas. Mudanças bruscas de temperatura, pressão, deslizamentos, são alguns dos fatores que provocam a cristalização desse tipo de rocha.

Formação de rochas metamórficas e seus tipos

Exemplos: quartzo e mármore.

Quartzo

Mármore

 

Existem também dois tipos de depósito, o primário e o secundário que são assim chamados devido à ordem que as pedras preciosas são encontradas.

1. Depósito Primário: As pedras desse tipo de depósito se encontram no seu local de origem, o que torna a retirada muito mais difícil.

2. Depósito Secundário: Já o depósito secundário é formado por pedras que foram transportadas do seu local de origem. No caso do depósito secundário, a pedra já foi transportada e, devido a isso, as pedras possuem formato mais arredondado. Existem três tipos de depósitos secundários: os depósitos em vias fluviais, os depósitos marinhos e, por último e menos comum, o depósito eólico.

Gemstones

Chama-se de  gema um mineral, rocha ou material petrificado que, quando lapidado ou polido, é colecionável ou usável para adorno pessoal em joalheria.

A distribuição das pedras preciosas pela Terra são muito irregulares. As regiões onde podemos encontrar mais pedras são a África do Sul, o sudeste da Ásia, o Brasil, a Austrália e as zonas montanhosas nos Estados Unidos.

Diamante Hope, um dos mais famosos do mundo

Pulseira de Esmeralda da Bvlgari

Água-marinha após lapidação

Fonte:

Livro “Gemstons of the world”, escritor Walter Schuman

51 Comentários

  1. Olá, Ananda! Obrigado por nos consultar. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por claridade - [...] Os diamantes são pedras preciosas formadas nas profundezas da Terra, como vimos no post “Gemstones: onde encontrar e …
  2. Vecchio Joalheiros cria primeiro site de Avaliações On-line do Brasil - [...] segundo caso, muitas pessoas costumam vender seu ouro, sua pedra preciosa e seus relógios de luxo para lojas de …
  3. Água-Marinha: A pedra do Mês de Março - [...] Deixe um comentário Hoje o Blog da Vecchio Joalheiros vai retomar a série de posts sobre …
  4. Pedra do Mês de Dezembro: TurquesaVecchio Joalheiros - [...] comentário Com a aproximação do final de ano chega também ao fim a série de posts sobre …
  5. Granada: A pedra preciosa do Mês de Janeiro | - [...] de janeiro de 2012 6 Comentários Muito se especula sobre as origens dos simbolismos que as …
  6. Diamante: A pedra do Mês de Abril - | - […] primeira vez que a pedra preciosa foi citada na história aconteceu por meio de manuscritos indianos feitos há mais …

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>