Pages Menu
Categories Menu

Postado em 15/10/2013 em Porta Joias | 51 comentários

Gemstones: onde encontrar e como se classificam as pedras preciosas ?

Gemstones: onde encontrar e como se classificam as pedras preciosas ?

Assim como nós, humanos, os animais e as plantas, as pedras preciosas, ou Gemstones, também são matérias regidas pelas leis da natureza. As ações do vento, temperatura, pressão, águas subterrâneas e movimentações da superfície ajudam a formar as pedras preciosas que tanto admiramos. São necessários milhões de anos para que partes da superfície terrestre formem essa variedade de minerais e de cristais.

Existem três tipos de formação de pedras preciosas:

1. Formação magmática: são as pedras formadas pela consolidação do magma. A lava no interior da Terra sofre pressões tão grandes que se solidificam, moldando-se em cristais valiosos.

Formação das rochas magmáticas

Exemplos: diamante, esmeralda e água-marinha.

Diamante

Esmeralda

Água-marinha bruta

2. Formação sedimentar: são as pedras formadas pela sedimentação de outras rochas. Os minerais dissolvidos pela erosão dessas pedras, com a ajuda do vento e da água, formam camadas que ao evaporarem se cristalizam.

Formação das rochas sedimentares.

Exemplos: arenito, argilito e calcário.

Arenito

Argilito

Calcário

3. Formação metamórfica: são as pedras formadas pela transformação, química e física, de outras rochas. Mudanças bruscas de temperatura, pressão, deslizamentos, são alguns dos fatores que provocam a cristalização desse tipo de rocha.

Formação de rochas metamórficas e seus tipos

Exemplos: quartzo e mármore.

Quartzo

Mármore

 

Existem também dois tipos de depósito, o primário e o secundário que são assim chamados devido à ordem que as pedras preciosas são encontradas.

1. Depósito Primário: As pedras desse tipo de depósito se encontram no seu local de origem, o que torna a retirada muito mais difícil.

2. Depósito Secundário: Já o depósito secundário é formado por pedras que foram transportadas do seu local de origem. No caso do depósito secundário, a pedra já foi transportada e, devido a isso, as pedras possuem formato mais arredondado. Existem três tipos de depósitos secundários: os depósitos em vias fluviais, os depósitos marinhos e, por último e menos comum, o depósito eólico.

Gemstones

Chama-se de  gema um mineral, rocha ou material petrificado que, quando lapidado ou polido, é colecionável ou usável para adorno pessoal em joalheria.

A distribuição das pedras preciosas pela Terra são muito irregulares. As regiões onde podemos encontrar mais pedras são a África do Sul, o sudeste da Ásia, o Brasil, a Austrália e as zonas montanhosas nos Estados Unidos.

Diamante Hope, um dos mais famosos do mundo

Pulseira de Esmeralda da Bvlgari

Água-marinha após lapidação

Fonte:

Livro “Gemstons of the world”, escritor Walter Schuman

51 Comentários

  1. Muito interessante! Adorei!
    Já aprendi sobre a Cartier, agora Gemologia, qual será o próximo tema?

  2. Olá Melanie, como vai ?
    Ficamos muito felizes que esteja gostando do nosso conteúdo! O próximo post ainda é surpresa, mas sinta-se a vontade para sugerir novos assuntos.

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
    Volte sempre =)

  3. Tbm achei o legal esse post.

    Melanie qual post voce gosto mais o da Historia da Cartier ou Gemologia ?

  4. Prezado, muito bom este site, bem esclarecedor, apenas uma pergunta.
    Exemplo, o Rubi, é pedra Preciosa enquanto no estado bruto e Gema após lapidado e polido?
    Obrigado,

  5. Olá Wilian, tudo bem ?

    Exatamente, os gemólogos costumam chamar as pedras em seu estado bruto de pedras preciosas ou semi preciosas e de Gema após a lapidação da pedra.

    Vale ressaltar que os termos pedras preciosas e pedras semi preciosas estão sendo retirados do mercado.

    Agradecemos pela visita e pelo elogio!
    Volte sempre.

  6. Gostaria de agradecer ao conteúdo publicado que está sendo de grande ajuda em um trabalho da faculdade. Existem muitas informações na internet, muitas não são confiáveis, mas toda a tradição da marca Vecchio Joalheiros não deixa dúvida sobre as informações! Muito obrigada.

  7. Olá Jessica, somos gratos a você por confiar e acompanhar nosso trabalho. Estamos sempre nos atualizando para oferecer o melhor!

  8. OLÁ, gostaria de saber se existe algum equipamento que possa detectar pedra preciosa, no sub solo.

    desde já obrigado

    att
    osvaldir

  9. Olá Osvaldir, tudo bem ?

    Existe um detector de metais e pedras preciosas que é um aparelho usado por empresas de mineração, garimpeiros, órgãos governamentais, etc. Esse aparelho detecta ouro, prata, cobre, pedras preciosas, semi-preciosas e diamantes pelo método de comparação de terreno e campo elétrico da terra.

    Esperamos tê-lo ajudado.

    Agradecemos a visita e o comentário!

    Vecchio Joalheiros

  10. Tenho encontrado turmalinas negras,queria saber,por gentileza,se elas tem algum valor comercial,elas são de 1 a 5 cm.Abraços José.

  11. Olá José,

    As turmalinas negras não possuem valor comercial.

    Agradecemos sua visita!

  12. Boa tarde meu prezado,
    estou em execuçao numa lavra com outros 3 socios,
    e tem indicios de bons resultados, ja encontramos umas peças facetadas (cristal) em varios tamanhos com uma lapidaçao natural perfeita, algo divino mesmo,
    so que deu poucas e continuamos a seguir a linha de barro e encontramos base rosa, caulin e como se fossemos encontrar turmalinas, estamos a 120mts montanha a dentro e uns 80 a 100 mts de profundidade,
    encontramos a rocha, muito forte e muito grande com crateras(aberturas ) que cabe quase uma pessoa em pé, mais esta toda apodrecida e solta pedaços como se estivesse empratileirada, toda estourada mesmo.
    Gostaria de saber se existe um aparelho que decta estas possiveis preciosidades pra facilitar a nossa direçao no interior deste tunel, e se existe, qual o nome e onde conseguirei compra-lo?
    E por ultimo, vc compra estas pedras em seu estado natural?
    Um abraço e muito obrigado
    Gostaria de receber resposta desta mensagen tb no meu e-mail
    Ronilton Marinho
    ronimarinhos@hotmail.com
    leste mineiro MG

  13. Olá Ronilton, tudo bem?

    Não compramos pedras preciosas em seu estado natural. É válido resslatar também que, primeiramente, você precisará ir ao IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) – http://www.ibgm.com.br/ para tirar o certificado dessas pedras.

    Quanto ao aparelho, não sabemos informar.

    Esperamos tê-lo ajudado. Qualquer dúvida estamos à disposição!

    Att. Vecchio Joalheiros

  14. ACHEI UMA PEDRA VERDE E LAPIDADA HÁ ALGUNS ANOS, MUITO BONITA E BEM LAPIDADA….NÃO PARECE SINTOÉTICA….MAS NAO CONHEÇO NADA….QUAL O ENDEREÇO AQUI NO RIO DE JANEIRO….PARA VERIFICAR….MARCOS LADEIRA MEU NOME…TELEFONE 78503178.

  15. gostaria de saber se as aguas marinha so da e em onde tem agua ou em terra seca tambem e quais são os sinais de se encontrar alguma. obrigado

  16. Olá Dhekson,

    A água-marinha recebe este nome devido à sua coloração e não por ser encontrada na água. Assim como outras gemas, você pode encontrá-la em formações rochosas. O Brasil é o maior produtor de água-marinha, que pode ser encontrada nos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rondônia.

    Att. Vecchio Joalheiros

  17. achei 2 pedras. 1 amarela e outra amarela com branca. gostaria de saber que pedras são essas e se tem valor no mercado. desde já obrigada.

  18. olá,encontrei uma pedra verde escuro e gostaria de saber o nome e se tem valor comercial,desde já obrigado…

  19. Olá, Edson!

    Obrigada pelo contato, porém, nós não trabalhamos com pedras brutas.
    Você pode entrar em contato com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM.

    Qualquer dúvida estamos à disposição.
    Obrigada

  20. tenho uma coleção de pedras e preciso saber se tem alguma pedra valiosa como posso faser eu quero vender

  21. ACHE UMA PEDRA BRANCA COM ROXO SERA QUE ELA TEM VALOR COMECIAL

  22. Olá Wesly,

    Se desejar, envie-nos uma foto da pedra em questão, através do e-mail contato@vecchiojoalheiros.com.br. Ficamos no aguardo.

  23. gostaria de saber qual possível nome para uma pedra com capa tipo jacaré e por dentro 03 tonalidades brilhantes tipo estriado em tons vermelhos, pesando apróximadamente 300g?

  24. boa noite encontrei uma pedra transparente e gostaria de saber se tem algum valor

  25. Achei uma pedra bruta branca com tom bem claro rosa e gostaria de saber que tipo é e qual seu valor. Obrigado.

  26. Oi tdo bem? Eu tenho aqui muitas pedras brutas mas nao sei identificar se sao valiosas preciso de ajuda entre em contato comigo 14997411244 obrigado

  27. Olá achei pedras verdes escuras, quero saber que pedra é? Vcs podem avalia- las?

  28. Bom dia,como posso avaliar uma pedra de diamante (Bruto) no Brasil?

  29. Olá eu gostaria muito de fabricar joias com pedrarias! so que nao encontro fabricantes de pedras naturais lapidadas no Paraná ou amazonas, alguém pode me informar por favor. obrigada!!!

  30. Ola,bom dia, Aqui onde eu trabalho a milhoes de anos ja foi um minerio, e vivo encontrando algumas pedras rochas, elas sao brutas, no começo achei que era um plastico derretido, porque era leve. E rocha e quando meu filho quebrou vi que era uma pedra, que pedra seria essa? Existe algum valor nela porque ela é linda

  31. Encontrei muitas turmalinas negra e cristais facetados posso encontra outra pedras e quais pode ser

  32. Existe a possibilidade de encontrarmos pedaços de diamante em uma pedra de mármore??

  33. Ola amigo eu queri sabe como difencia o quartoz do cristal e como identificar q tipo de solo tem pedra preciosa eu trabalho com máquinas faço muitas escavações por favor m orienta

  34. Achei uma pedra roxa cravejada de branco será q ela tem algum valor comercial

  35. Boa tarde. Queria saber o valor de uma agua marinha ? E aonde consigo vende-la

  36. Boa tarde obrigado por nos consultar. Poderia por favor, entrar no nosso site, no separador FALE COM O ESPECIALISTA tem um formulário de envio, preencha os campos e envie fotos nítidas das peças que pretende avaliar. Em 3 dias úteis os nossos avaliadores responderão com a indicação do valor no mercado de usados. Se houver interesse das duas partes, será feita uma avaliação presencial numa de nossas lojas e a compra será efetivada.

  37. Boa tarde. Quero saber quanto vale agua marinha bruta e ao de posso vende-la ?

  38. Boa tarde, Layana. Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  39. Olá, Wellington! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  40. Olá, Renata! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  41. Olá, Danielle! Obrigado por nos consultar. Infelizmente não fazemos esse tipo de serviço.

  42. Olá, Juliana! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa

  43. Olá, Rosiane! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  44. Olá, Andressa! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  45. Olá, Sônia! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  46. Olá, Paulo! Obrigado por nos consultar. Avaliamos apenas pedras preciosas que fazem parte de joias ou relógios ou lapidadas. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  47. Olá, Roger. Obrigado por nos consultar. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte!

  48. Olá, André! Obrigado por nos consultar. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte.

  49. Olá, Denilson! Obrigado por nos consultar. Aconselhamos que procure a informação desejada no site do IBGM (www.ibgm.com.br).
    Boa sorte!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Diamantes: Entenda a classificação dos diamantes por claridade - [...] Os diamantes são pedras preciosas formadas nas profundezas da Terra, como vimos no post “Gemstones: onde encontrar e …
  2. Vecchio Joalheiros cria primeiro site de Avaliações On-line do Brasil - [...] segundo caso, muitas pessoas costumam vender seu ouro, sua pedra preciosa e seus relógios de luxo para lojas de …
  3. Água-Marinha: A pedra do Mês de Março - [...] Deixe um comentário Hoje o Blog da Vecchio Joalheiros vai retomar a série de posts sobre …
  4. Pedra do Mês de Dezembro: TurquesaVecchio Joalheiros - [...] comentário Com a aproximação do final de ano chega também ao fim a série de posts sobre …
  5. Granada: A pedra preciosa do Mês de Janeiro | - [...] de janeiro de 2012 6 Comentários Muito se especula sobre as origens dos simbolismos que as …
  6. Diamante: A pedra do Mês de Abril - | - […] primeira vez que a pedra preciosa foi citada na história aconteceu por meio de manuscritos indianos feitos há mais …

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>