Pedra do Mês: Saiba qual pedra representa cada mês do ano

No decorrer de 2012, a Vecchio Joalheiros fez uma série especial de posts com a pedra de cada mês. Foram 12 posts contando para você qual a pedra  símbolo de cada mês e todos os mitos que a envolvem.

Aqui, você encontra uma lista completa com todos os 12 posts. Confira!

Pedras preciosas
Pedras preciosas

1- Janeiro

granada-pedra-preciosa-de-janeiro-guardia-do-amor-paixao-fidelidade-decisao-sexo-e-simpatia
Granada, pedra de Janeiro

Considerada a “pedra de luz” segundo algumas lendas, a Granada pode ser encontrada, principalmente, na coloração rúbia. A pedra representa o fogo, é a guardiã do amor e da paixão, sendo, assim, estimulante do sexo. Além disso, a ela atribui-se o poder de fidelidade e simpatia.

Pode ser encontrada em países como Brasil, Índia e África do Sul, sendo, até hoje, relacionada ao fortalecimento do coração e ao sangue humano.

2- Fevereiro

ametista-a-pedra-preciosa-do-mes-de-fevereiro
Amestista, pedra de Fevereiro

Pela facilidade de encontrá-la, a pedra Ametista é, hoje, considerada semi-preciosa. Com sua coloração púrpura, fui muito utilizada pela Igreja Católica até o século XVIII por acreditar-se que era fonte de poder psíquico, contemplativo, além de trazer seriedade e sinceridade ao dono. Também tem forte aparição na cultura oriental, utilizada sobre o “terceiro olho”, a fim de exercer força positiva.

A pedra é considerada tradicional para a realeza, pois, antigamente, era muito utilizada por ela, já que sua cor, o roxo, representava o sangue real. E é no Brasil onde se encontram as maiores jazidas de ametista do mundo!

3- Março

pedra-agua-marinha
Água-Marinha, pedra de Março

Protegendo os antigos navios que cruzavam os mares, acreditavam que a Água-Marinha, possivelmente, possuia poderes acalmantes e de inspiração. Novamente, o local de maior presença da pedra é no território brasileiro.

Para se chegar ao tom ideal de azul, o “azul oceano”, a pedra é submetida, muitas vezes, a diversos tratamentos, já que é muito difícil encontrá-la no tom correto, sem presença da cor verde.

4- Abril

Diamante-a-pedra-de-abril
Diamante, a pedra de Abril

Os Diamantes são os melhores amigos de uma garota, não são? Assim dizia Marilyn Monroe, ao saber que essa pedra é única e super valiosa, sendo até considerada o “rei das gemas”. Há lendas, tanto na Grécia como no Brasil, que afirmam ser a pedra a lágrima dos deuses. É relacionada ao amor, à cura e à longevidade.

5- Maio

esmeralda-a-pedra-do-mes-de-maio
Esmeralda, a pedra de Maio

Sempre adornando as maiores celebridades, a Esmeralda com o verde perfeito é tão rara quanto encontrar diamantes. Há facilidade de ser achada, principalmente, na América do Sul. Foi uma das pedras preferidas da rainha egípcia Cleópatra e dos romanos, estes para expressarem sua devoção à deusa do amor e da beleza, Vênus.

6- Junho

perola-a-pedra-do-mes-de-junho
Pérola, a pedra de Junho

Pérola, considerada a “rainha das gemas”, é formada de uma forma distinta entra todas as outras pedras. As ostras, como mecanismo de defesa natural, cobrem o corpo intruso, formando, ao final, as pérolas. Curiosamente, elas já nascem prontas, sem haver necessidade de lapidação. Associadas sempre à pureza e à castidade, há quem acredite que a pedra ajuda os casamento a serem duradouros.

7- Julho

rubi-a-pedra-do-mes-de-julho
Rubi, a pedra de Julho

Rubi é avaliado de acordo com essa lógica: quanto mais vermelho, fazendo jus a seu nome (rubi de “ruber”, que significa vermelho), mais cara é a pedra. Seu brilho é caracterizado como “um fogo eterno a arder dentro da gema” e algumas lendas afirmam que há uma chama interna dentro da pedra que lhe garante seu caráter sagrado.

Acreditava-se, também, que a pedra poderia estancar sangramentos, proteger seus donos das desgraças mundanas e trazer-lhes harmonia, amor, beleza e sucesso.

8- Agosto

peridoto-voce-conhece-essa-pedra-preciosa
Peridoto, pedra de Agosto

Mesmo não sendo tão popularmente conhecido, o Peridoto vem sempre associado às imagens dos piratas que assaltavam os mares para se protegerem do mal. A gema é frágil e delicada às mudanças do ambiente e elementos químicos. Há controvérsias na história egípcia sobre a pedra, pois enquanto alguns afirmam que Cleópatra utilizava esmeraldas, outros dizem que eram peridotos.

As pedras foram disseminadas, principalmente, pelas Cruzadas da Idade Média, que foram responsáveis por aumentar o comércio entre as terras do Mediterrâneo e o Velho Mundo.

9- Setembro

safira-a-pedra-do-mes-de-setembro
Safira, a pedra de Setembro

Sendo uma das pedras mais populares, a Safira pode ser encontrava em diversas cores, exceto no vermelho. É usada pela princesa Kate Middleton em seu anel de noivado por ter uma grande durabilidade. Por seu uso relacionado ao alivio das tensões cotidianas  proporcionar equilíbrio entre a mente e o espírito, a pedra é vista como fonte de tranquilidade e paz.

10- Outubro

opala-a-pedra-do-mes-de-outubro
Opala, a pedra de Outubro

“Do suave fogo do Rubi, do abastado roxo da Ametista e do verde-mar da Esmeralda” surgiu a Opala, uma pedra sem outra igual! A pedra é quase que 100% extraída da Austrália, sendo um dos símbolos do país. Leva, surpreendentemente, quase 60 milhões de anos para se formar, o que aumenta ainda mais seu valor e apreço.

Em tempos antigos, a pedra dava “poderes de invisibilidade” para seus donos, além de auxiliar na visão e afastar os espíritos do mal.

11- Novembro

topazio-a-pedra-preciosa-do-mes-de-novembro
Topázio, a pedra de Novembro

Com seu nome derivado de uma ilha no Mar Mediterrâneo, o Topázio é, hoje, considerado semi-precioso. Além disso, seu nome, em hindu, significa “fogo”, pois a pedra é boa para energizar o corpo. Pode ser encontrado em diversas cores, inclusive de forma incolor, o que é muito raro, pois, geralmente, há impurezas dentro da pedra.

Já chegou-se até a acreditar que dentro do topázio azul, a pedra dos atores, havia reuniões entre os deuses do céu e da terra para que o mar e os céus se purificassem e chegassem ao tom perfeito de azul.

12- Dezembro

pedra-do-mes-de-dezembro-turquesa
Turquesa, pedra de Dezembro

Encontrada desde o azul ao verde, a Turquesa é explorada, fortemente, pela indústria americana, em uma mina que lembra uma mulher adormecida, a Sleeping Beauty. O nome vem da primeira localidade em que foi encontrada: a Turquia. Possui, mundialmente, grande valor para o budismo.

Acredita-se que tem o poder de absorver sentimentos ruins de quem a está portando e pode mudar de cor de acordo com a situação. Além disso, apresenta grande poder de cura.

Você possui alguma dessas pedras e quer vendê-las ou saber o quanto valem? Faça já uma Avaliação Online no nosso site. Se você não possui ainda, passe em uma das nossas lojas Vecchio Joalheiros e procure a joia com a pedra que mais combina com você!

Veja como ter sua foto nos comentários:

1. Vá até o site: inserir avatar e siga o passo-a-passo.

2. Coloque o e-mail do cadastro que você ira utilizar nos comentários aqui.

3. Complete o cadastro e use o mesmo e-mail na hora de comentar.

Veja alguns comentários sobre:
Pedra do Mês: Saiba qual pedra representa cada mês do ano

  1. Muito interessante essa nomenclatura das Pedras,desconhecia seus significados e me auxiliou o saber das pedras das formaturas,inclusive tirou-me uma dúvida á respeito da pedra da pedagogia,que muitos diziam que era azul,no caso a safira-azul.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>