Pages Menu
Categories Menu

Postado em 30/05/2014 em Porta Joias | 2 comentários

Peridoto – você conhece essa pedra preciosa?

Peridoto – você conhece essa pedra preciosa?

Voltamos no tempo? Não, nada disso. Tivemos um volume tão grande de assuntos para abordar no mês de agosto que acabamos postergando um pouco mais este post sobre a pedra preciosa relacionada ao período. Vocês não se importam, certo? Afinal, informação nunca é demais e vamos falar agora de ninguém menos do que o peridoto.

peridoto vecchiojoalheiros pedra preciosa

O quê? Nunca ouviu falar sobre os peridotos? Ok, o Blog da Vecchio perdoa, pois eles não são tão popularmente conhecidos como safiras, esmeraldas e ametistas, por exemplo.

Porém, quem nunca viu aquelas lindas pedras verde-azeitona que sempre aparecem agregadas às imagens dos piratas? Sim, aquelas preciosidades são peridotos, as gemas favoritas dos “assaltantes dos mares”, que as utilizavam como amuletos contra todo o mal.

peridoto-piratas-vecchio


Características gerais e localização
Representando também o 16º aniversário de casamento, a pedra preciosa do mês de agosto é pertencente ao grupo das olivinas e é bastante sensível a mudanças repentinas de temperatura, ao ácido sulfúrico e clorídrico (sim, estamos falando de uma gema frágil e delicada).

peridoto-vecchio pedra preciosa

Os peridotos possuem dureza de 6 ½ a 7 e são frutos de erupções vulcânicas. As minas de maior qualidade estão no Paquistão, Mianmar, China e Estados Unidos (sendo seus cristais por vezes encontrados nas areias pretas do Havaí).

Um pouco de história…
Conhecida desde 1.500 a.C., a gema causa muita controvérsia quando o assunto é o Egito antigo. E como nós gostamos de um bom debate, é claro que vamos contar esse “outro lado” para vocês. Há quem diga que Cleópatra não usava esmeraldas (a pedra do mês de maio), mas sim peridotos. A conclusão foi feita com base na época em que as esmeraldas foram descobertas.

peridoto-cleopatra-vecchio

As gemas que representam o mês de agosto foram disseminadas durante as cruzadas, quando foram trazidas da ilha de São João, no Mar Vermelho, para o Velho Mundo. Além de tudo isso, os peridotos também podem ser utilizados medicinalmente e, no campo esotérico, são capazes de libertar o corpo e a mente da inveja mundana. Aí sim, já somos fãs dos peridotos… e vocês?

2 Comentários

  1. Gostei.

  2. Obrigado, Conceição!

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>