Pages Menu
Categories Menu

Postado em 1/06/2012 em Porta Joias | 0 comentários

Pérola: A Pedra do Mês de Junho

Pérola: A Pedra do Mês de Junho

Com a entrada de junho, e com o início do meio do ano (o tempo passa voando!), chega a hora do Blog da Vecchio reverenciar uma das pedras preciosas mais tradicionais do nosso mercado: a pérola. Também chamada de margarita e conhecida como “rainha das gemas”, esta joia orgânica de corpo duro é apreciada pelas joalherias principalmente quando o assunto são brincos e colares. Quem nunca ganhou peças adornadas com este mineral em uma data especial? Se você nunca teve a oportunidade de possuir joias feitas de pérolas, com certeza já viu alguém que tenha, não é mesmo?

perola-colar-de-perola

Verdade seja dita, estas preciosidades ovaladas estão presentes em nosso imaginário desde os tempos da escola, quando os professores nos ensinaram pela primeira vez como elas eram formadas. Para relembrar aquela época, vamos dar uma recapitulada: as pérolas são o resultado de reações naturais das ostras a “intrusos” em seu organismo. Sempre que há a penetração de um corpo estranho que não pode ser expelido – como um simples grão de areia – estes moluscos dão início a um mecanismo de defesa natural. As ostras, então, cobrem o “penetra” com diversas camadas de nácar, o que acaba por formar as pérolas.

pérola-ostra-com-pérola

Portanto, elas são as unicas gemas do mercado joalheiro que não necessitam de lapidação. Após serem extraídas das ostras, que em condições artificais de cultivo costumam demorar de 3 a 4 anos para produzirem pérolas de tamanhos medianos, elas já podem ser utilizadas na fabricação de joias.

Localização e especificações técnicas

Compostas por carbonato de cálcio (de 84% a 92%), material orgânico (de 4% a 13%) e água (de 3% a 4%), estas preciosidades dos mares podem ser cultivadas artificialmente, o que nos permite dizer que existem “jazidas” de pérolas. A maioria destes criadouros especiais, que podem estar em rios ou mares, localiza-se na Ásia, transformando a Índia, o Sri Lanka e o Japão em grandes produtores do mineral. As pérolas de melhor qualidade são encontradas no Golfo Pérsico (pérolas do oriente), mas há ainda outros lugares que se destacam neste quesito, como Austrália e Taiti.

pérola-jazida-de-pérolas

Dentre as propriedades das pérolas estão a sua densidade de 2,60 a 2,78, pouca dureza (elas possuem de 3 a 4 Mohs, mas mesmo assim são bastante compactas e difíceis de quebrar), coloração bem variada (podem ser cremes, douradas, verdes, azuis ou até mesmo negras) e a sua transparência que vai do translúcido ao opaco.

Mitos, lendas e História

Sempre associdas à modéstia, castidade, pureza, amor e riqueza, as pérolas garantem casamentos felizes e duradouros. Ao menos era isso o que acreditavam diversos povos antigos. Até hoje, por esta razão, elas são usadas pelas noivas em cerimônias de matrimônio.

Mas a adoração por essas pedras preciosas não começou agora. Em 3.500 a.C., elas já eram símbolo do charme feminino no Oriente Médio. No livro sagrado da Índia, por exemplo, as pérolas aparecem como descobertas do deus hindu Krishna, que aproveitou o ensejo para presentear sua filha Pandaia pelo casamento.

pérola-krishna

Outra história interessante envolve egípcios e romanos. Dizem que Cleópatra, com o intuito de convencer Roma de que o Egito era a nação mais rica daquele tempo, apostou com Marco Antônio que daria o jantar mais caro da história. Ela, então, serviu apenas um prato vazio ao lado de um jarro de vinho. Foi aí que Cleópatra pegou uma grande e espetacular pérola, esmagou-a e misturou ao líquido. Naquele momento, Marco Antônio admitiu: ela havia ganho a aposta.

pérola-cleópatra-e marco-antonio

Na Antiguidade, muitas lendas também dão conta da origem destes minerais. Os chineses, por exemplo, diziam que somente a luz do luar podia fazê-las crescer. Já os gregos acreditavam que as pérolas eram oriundas do nascimento de Afrodite, deusa do amor e da beleza. Outra teoria interessante foi formulada pelos persas, que acreditavam que estas pedras preciosas eram  lágrimas dos deuses.

Verdades ou mentiras, uma coisa é certa: ninguém em sã consciência questiona a beleza das pérolas. É por isso que o Blog da Vecchio tem o maior orgulho de exaltá-las neste post de hoje!

0 Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pedra do mês de Junho – Peróla | priscilacardos0 - […] A Pérola, considerada a “rainha das gemas”, é formada de uma forma distinta entra todas as outras pedras. As ostras, …

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>