Pages Menu
Categories Menu

Postado em 30/10/2015 em Porta Joias | 2 comentários

Pérolas: Todos os Tipos para Você

Pérolas: Todos os Tipos para Você

Colares, brincos ou pulseiras de pérola. Joias maravilhosas e tradicionalíssimas! As pérolas são um legado da joalheria para as mulheres, já que não há joias masculinas com a pedra. Além disso, há diversos tipos dela, algumas menores, outras maiores, mais redondas, compridinhas, etc. Todas elas são formadas no interior de ostras, se na água salgada, ou em mexilhões, se em água doce. Confira só os diversos tipos de pérolas:

South Sea 

Foto: Mastoloni

Foto: Mastoloni

São cultivadas no Taiti, Austrália e Filipinas e provenientes de ostras grandes, as quais proporcionam tamanhos grandes de pérolas, sendo redondas entre 8 e 15 milímetros de diâmetro. Entretanto, algumas podem chegar a espantosos 25 milímetros! São encontradas nos vários tons entre o branco e o dourado.

Pérolas do Tahiti 

Foto: Sea Secrets Pearl

Foto: Sea Secrets Pearl

Estas são as famosas pérolas negras. Redondas, de tamanhos que vão de 8 milímetros a 14 milímetros de diâmetro, mas podem ser maiores. Têm tons escuros, como verde escuro, azul petróleo, cinza grafite e roxo.

Pérolas Akoya 

Foto: Bijumaniacas

Foto: Bijumaniacas

São as mais tradicionais e vistas por aí, sendo redondas com até 7 milímetros de diâmetro. São de água salgada e cultivadas na sua maior parte no Japão. Às vezes também podem ser encontradas em mares da Coréia, China e Sri Lanka. Possuem diversas cores e tons, como o dourado, azulado, acinzentado e rosado, mas a maior parte encontrada é branca.

Pérolas de Água Doce

Foto: Adoro Joias

Foto: Adoro Joias

Encontradas em rios e lagos, têm o tamanho muito variado e as cores também. Foi o Japão que as pérolas de água doce ficaram conhecidas mundialmente, mas hoje é a China o maior produtor mundial. As pérolas de água doce não são totalmente esféricas, perfeitamente redondas, mas é difícil ver isso a olho nu.

Pérolas Arroz e Freshwater

Também conhecidas como pérolas Keshi (“papoula”), são pequenas e podem ser arredondadas ou compridas, por isso possuem esse nome. A maior incidência é na China, encontradas em água doce, cultivadas em rios e lagos. Foram muito usadas na moda dos anos 80 para montar colares com 30 ou 40 fios torcidos.

Pérolas Barrocas

Foto: Pérolas Barrocas

Foto: Pérolas Barrocas

São as pérolas que não possuem forma geométrica definida, pois, durante o cultivo, não saíram conforme o esperado e não atingem 75% de esfericidade. Elas podem ser encontradas em água doce ou salgada e em uma ampla gama de cores e tons.

Os tipos considerados  como de alto padrão são o South Sea e as Pérolas do Tahiti, principalmente pelo tamanho, pelo brilho e pelo preço. Quanto maior o tempo de cultivo, o qual é, no mínimo, 3 anos, maior a iridescência, isso é, o efeito arco-íris que a luz branca provoca quando incide sobre a pérola e retorna aos nossos olhos.

2 Comentários

  1. Adorei saber um pouco mais sobre as pérolas, pois tenho varias jóias com tipo de pérolas diferentes cada qual com seu toque particular, tendenciado clássico e moderno.

  2. ADOREI VER ESSAS PÉROLAS , SÃO O MEU TALISMÃ, TENHO SHOUT SEA, TAITHI, E AS DOURADAS, FORAS OS COLARES DE PEROLAS JAPONESAS. PARA MIM É O MELHOR PRESENTE.

    ATENCIOSAMENTE.

    ELIZABETE.

Responder o comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>