Pages Menu
Categories Menu

Postado em 3/09/2018 em Venda Sua Joia | 0 comentários

Tudo que você sempre quis saber sobre ouro mas nunca encontrou um especialista para perguntar

Tudo que você sempre quis saber sobre ouro mas nunca encontrou um especialista para perguntar

 

De acordo com o dicionário, ouro é um “elemento químico, metálico e precioso”. Maleável, é possível fazer um fio de 3 quilômetros de extensão apenas com um grama de ouro.

Há indícios de que o ouro foi o primeiro metal usado pela humanidade. O primeiro artefato em ouro foi encontrado em uma tumba egípcia.

O que é quilate?

O quilate é a quantidade de ouro existente em uma liga.

Uma peça de ouro puro possui 99,99% do metal em sua formação, somando 24 partes. Portanto, uma peça de ouro 24 quilates é a mais pura.

Quando a quilatagem se refere a materiais como o diamante, um quilate representa uma massa de 200 miligramas. Quando o assunto é ouro, o quilate representa a pureza do metal e não a massa.

As joias mais valorizadas são aquelas a partir de ouro 18k (75% de ouro). Abaixo desse número, são ligas metálicas fundidas com ouro. Cordões de ouro 24k, por exemplo, podem render ainda mais retorno financeiro, já que é a quilatagem mais pura de todas.

Há ainda o ouro branco, geralmente composto de ouro, prata e paládio. Nesse caso, quando for 18k, significa que possui 18 partes de ouro e seis de outros materiais.

Como saber se o ouro é 18k ou 24k?

O passo mais básico é verificar a inscrição da quilatagem na própria joia. Porém, ainda assim é necessária uma avaliação para comprovar veracidade da informação.

Se áreas mais desgastadas apresentarem outra coloração, também é possível que seja ouro falso. O teste da mordida pode enganar você, uma vez que peças folheadas também podem deixar marcas dos dentes, fazendo com que pareça ouro.

A densidade do produto é um bom teste. Quanto mais denso, mais partes de ouro a joia contém. Outra maneira mais efetiva é arrastar sua joia de ouro em um prato de cerâmica. Se a louça ficar com um risco preto, não é ouro. Se for uma marca dourada, é ouro.

Mas, no fim das contas, a melhor maneira é fazer uma avaliação com um especialista.

Ouro amarelo, ouro branco ou ouro rosé, qual vale mais?

O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata.

Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k. Por fim, o rosé é misturado com metais como prata, bronze, ganhando uma coloração específica.

O que é ouro folheado?

Joias folheadas são aquelas que, durante a produção, recebem uma folha fina de ouro por cima do metal que compõe a peça.

Quanto vale o grama do ouro?

O grama do ouro varia seu preço conforme as cotações de Nova York e Londres, sendo influenciado também pela variação do dólar.

Como saber se minha joia é de ouro?

A melhor maneira de saber se a sua joia é de ouro, e a quilatagem, é consultando um avaliador. A Vecchio Joalheiros oferece profissionais certificados que vão fazer essa avaliação sem custo, sem compromisso e oferecer uma oferta pelo seu ouro. .

Se o negócio for bom para os dois lados, o pagamento é realizado à vista.

Quero vender meu ouro, como faço?

Envie uma mensagem em nosso WhatsApp e faça sua pré-avaliação. Estamos à disposição de segunda a sexta, das 9h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h, pelos números (11) 94514-5828.

O atendimento presencial nas lojas é realizado de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.

Responder o comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*